sábado, 28 de novembro de 2009

Milton Gonçalves

Meu mestre Camaleão tem incentivado muito o meu trabalho com caricaturas. A opinião dele é fundamental como especialista que é, e os visitantes deste blog também têm me dado indicações que os trabalhos estão bem feitos.

Isso me deixa cada vez mais animado a alçar voos mais altos. É o caso desta carica do grande ator Milton Gonçalves, que compartilho hoje com vocês. fazer uma figura pública é mais desafiador, pois o universo das opiniões não se restringe apenas àqueles que conhecem meus amigos caricaturados. Esperei o momento certo para postar, e espero que gostem.

Como disse Camaleão, quem sabe um dia não vai dar pra participar de um Salão de Humor?

Sonha, Had...

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Michael Manoj

Este é o Michael. Indiano de nascimento, mas adotado por Hong Kong há vários anos, de onde é cidadão. Casado com Sally, formam este belo casal. Estudei MBA em Hong Kong com um grupo especial - Michael, Jason, Johnny, Amy e Connie, além de outros grandes amigos que fizemos por lá.

Michael trabalha com brinquedos. Isso mesmo: ele contrata a fabricação dos brinquedos para uma multinacional inglesa pela Ásia afora, especialmente China. É um cidadão do mundo. E é uma pessoa simples. Que pesava 122 kg (como na foto) e após um tratamento especial está agora esbelto e saudável, como na carica. E mais simpático do que nunca.

Com os quilos foram embora também a hipertensão, a diabetes e apnéia do sono. Mas agora tudo é festa e alegria.

Thsi is Michael. Born in India, he was adopted by Hong Kong long ago, and now he is a Hong Kong Citizen. Married with Sally, they make this lovely couple. We studied MBA together - Michael, Jason, Johnny, Amy and Connie and a bunch of great friends we left behind.


Michael is a toy maker. He outsources the toys around Asia, especially in China, and ship them to a multinational company in England. He travels a lot. And still, he is a simple person. He used to weight 122 kg and now, after a special treatment, he is slim and healthy, like the caricature above. And he spreads his simpathy wherever he goes.

Gone with the weight were also the high blood pressure, diabetes and the sleep apnoea. But now he has only happiness...

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Robinho Mendes

É muito difícil retratar um sorriso. Especialmente aqueles sorrisos abertos, generosos, sonoros, que contaminam todos ao seu redor. Foi assim com esta homenagem ao meu amigo cruzeirense Robinho, o "desenvolvedor" de fornecedores da Samarco. Robinho esbanja simpatia no seu cotidiano, sempre compartilhando bom humor e motivação. É daqueles que você torce para encontrar na segunda-feira de manhã, pois é certeza de uma semana boa, prazeirosa.

Robinho fez 50 anos ano passado e eu prometi a ele esta carica. Aí está, amigo. Espero que goste. Se abrir este sorriso para mim, está pago!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Sheriff Jones

Muito tempo sem postar, peço desculpas a todos. É inglório ter que dividir o computador com um jovem de 13 anos (né, Leandro?!)

Mas aqui estamos de volta. Desta vez, compartilho com vocês uma experiência muito legal, a de participar da Festa das Crianças do prédio onde moro fazendo caricaturas da criançada - nunca havia feito isso antes. A festa foi muito bem organizada e contou com muitas atrações - gincana, mágico, ventríloquo, algodão-doce, refri e sanduíche.E dá-lhe caricatura!Mas fiz questão de retratar o nosso Sheriff Jones, apesar de ele não ser mais criança, mas ainda ter o espírito bem jovem. Jones é o braço direito do Síndico daqui do prédio. Ex-jogador profissional de futebol (atenção, Dunga, ainda dá tempo de convocá-lo) ele representa a alegria, simpatia e dedicação à administração. Uma grande figura!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Sérgio "Korn" Marinho


Fiquei numa dúvida danada quando resolvi retratar o Serginho. O homem tem tantas facetas que fica difícil achar uma que melhor represente esta divertidíssima figura. Ele é um profissional competente de TI da Samarco; dizem que circula por Brasília de terno impressionando repórteres e articulistas. As praias de Guarapari disputam seu guarda-sol, tamanha a influência que tem para atrair turistas mineiros por causa de seu carisma.

Mas como eu tinha que escolher só uma, então sobrou para o Metal. Sim, o cara é adepto do rock pesado e não por acaso escolhi uma capa do CD do Korn, sua banda preferida, para pano de fundo da caricatura. Nada muito radical, pois o cara é família - notem as tatuagens com os nomes dos amados filhos - e bastante comportado.

Serginho, continue sempre com seu alto astral. Conheço bons amigos que iluminam o ambiente por onde passam - e você com certeza é um dos Top 10.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Dom Mané e o casamento da roça


Manoel Donizetti Franco é o nome da fera. Estudou comigo na Universidade de Ouro Preto mas já virou baiano. Com sua alegria e energia, ele e sua Fernanda estão sempre à frente de festas animadas em Salvador. Sorte de meu primo Hamilton e minha cunhada Luciana, que contam sempre com a animação deles. Pude comprovar neste Reveillon - aquecimento no apartamento deles, é claro, seguido de Ivete no Clube Espanhol até raiar o dia.

Mas foi no casamento na roça do Danilo e da Suzane em Junho do ano passado que o Dom Mané recebeu do céu a autorização para celebrar a importante cerimônia. Ao som do violão do Clóvis e da companhia da Mônica, o Dom Mané conduziu esta noite memorável...

Abraços a todos desta família de amigos que aprendi a admirar.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Mais pombinhos rumo ao altar


Luciana Lessa e Fábio vão juntar as escovas de dente em breve. Lu foi uma das primeiras a virar Seguidora do blog, e rapidinho me fez a encomenda da carica. É sempre difícil retratar a felicidade dos noivos, mas tentei caprichar no brilho dos olhos para passar um pouco da emoção que este momento tão especial transmite.

O carisma da Lu no dia-a-dia nos contamina a todos e aproveito para desejar aos dois toda a felicidade do mundo. E sem crise!!...

Ishikão



Esta é das antigas! Em 1995 vários profissionais da Samarco se enveredaram num curso preparatório para a prova do CQE (Engenheiro Certificado de Qualidade), um dificílimo teste de estatística e conceitos de qualidade, aplicado em inglês. Estávamos todos sonhando com fórmulas, varando noites estudando sem parar, quando uma caricatura aparece para amenizar o ambiente, apresentando ao mundo um híbrido de Kaoru Ishikawa e Francisco Sá. O Ishikawa é o japonesinho que introduziu nas empresas o conceito de Círculo da Qualidade nos anos 60, e que criou o Diagrama de Causa-e-Efeito, amplamente utilizado por não-especialistas para analisar e resolvar problemas. Já o Chicão é amigo Cruzeirense fanático, especialista em Suprimentos e CQE, é claro!

Obrigado, Chicão, por ter guardado esta carica. Postei aqui a original e a colorida em Photoshop. Com certeza vários de nós terão excelentes lembranças daquele tempo...

domingo, 19 de julho de 2009

Maestro Gegê no Paraíso




Seu Gegê foi maestro da Corporação Musical União XV de Novembro de Mariana durante 27 anos. Período suficiente para que ele formasse incontáveis músicos de várias partes de Minas e do Brasil. Quantos meninos se tornaram homens sob sua batuta? A contar pelas histórias que ouvimos durante seu funeral na noite de Natal de 2003, não temos absolutamente a menor ideia.


Fazer esta caricatura foi um misto de prazer e aventura arriscada. Pois não é fácil retratar um pai, ídolo e regente da orquestra do Céu, com coro de Serafins e Querubins.


Sua história está sendo contada aos poucos no blog maestro-gege.blogspot.com.

sábado, 20 de junho de 2009

Sheik Otaviano




Maurício Marcos Otaviano, em dois momentos - com seu turbante quando está ensinando o mundo árabe a usar pelotas, e à paisana quando está de volta, em Guarapari, no Vilela's. Não importa a nacionalidade: é o nosso Tavinho, o Dr. Otaviano, o Tatá.


Tive o prazer de ser seu vizinho por 10 anos em Anchieta; vi a Marina e o Vítor nascerem, a Ana sempre ali, cuidando dele. Hoje é este símbolo de disponibilidade, sempre recebendo colegas à procura de um conselho de estatística para suas teses de mestrado e pós-graduação.


Tá muito jovem na caricatura, mas é assim que eu o vejo: com energia, e sempre com seu sorriso desconfiado...

terça-feira, 16 de junho de 2009

Pastel de Angu e o poço dos desejos

Recentemente tenho visto o mundo pelos olhos de meus filhos. Na maioria das vezes me pego pensando se já tive este tipo de experiência quando tinha a idade deles, pois não me lembro de muitas coisas, não. As descobertas são sempre sutis e merecem um tempo para digestão dos fatos e ligação das coisas. Como quando paramos para lanchar neste feriado de Corpus Christi, indo de Mariana para BH, pela Rodovia dos Inconfidentes.

A Serra da Santa nos reserva um visual lindo nos dias claros, pois apesar do preço pago pela serração e curvas sinuosas para se chegar lá em cima, vale a pena observar Itabirito (pedra que risca vermelho) lá do alto dos 1.200 m da serra, que tem composição rochosa com afloramentos, e forma um conjunto de esculturas naturais em projeções abstratas, com a neblina nos dando a impressão de estarmos em pleno voo sobre seu mar de nuvens. A gruta de Nossa Senhora das Graças já ouviu muitas preces de torcedores fanáticos a caminho do Mineirão...

Paramos no Pastel de Angu, uma lanchonete sui generis que nos faz viajar no tempo. Logo de cara você se depara com uma pick-up Chevrolet Boca-de-Bagre 1951 na entrada, além de carros de boi inteirinhos, só faltando os bois e a música brotando das rodas de madeira. Long-plays ornamentam tetos e paredes, e você fica pensando quantos bailes e horas dançantes aqueles bolachões já animaram pelo interior de Minas afora...

A cada instante parávamos o passeio pela lanchonete para explicar aos meninos como funcionavam os utensílios e objetos antigos: máquina de datilografia, que pra eles é teclado, ferro a brasa ou machambombo, toca-discos com ponta de diamante - diamante, pai?!, uma carreira inteira de bancos de cinema – de madeira, com assentos retráteis, e eu juro que saiu do cinema de Mariana. Na hora imaginei Elcinho Rocha vendendo amendoins no hall da entrada, e João da Mecânica dormindo na terceira fileira.

Voltando ao túnel do tempo, a revista O Cruzeiro estampava na capa a cantora Wanderléia, com o sucesso “Ternura” e um comercial de página inteira de Helena Rubinstein com a bela miss Brasil de 1964. Agora nos deparamos com vários carrinhos de rolimã pendurados no teto, e foi então que vi os olhos do Gustavo brilharem feito o diamante do braço do toca-discos. Tinha um até moderno, com logo da Ferrari, freio de cabo de aço e tudo o mais. Pediu pra comprar, lógico. O dono não estava, e é ele quem define o preço das mercadorias na hora.

Mas e o tal Pastel de Angu? Pois então; nos dirigíamos à lanchonete quando nos deparamos com um poço dos desejos, com carpas coloridas nadando, moedinhas reluzindo no fundo e tudo o mais. Rapidamente pedimos algumas moedinhas e nos projetamos de costas para o poço, como manda o figurino. Notei que os dois garotos faziam os pedidos de olhos fechados – dá mais certo, será? Jogamos as moedas por cima dos ombros e fomos comer os pastéis - a propósito, fritos na hora e deliciosos.

De volta para Mariana, dias depois, no carro, o Gustavo me convence mais uma vez que devo continuar vendo o mundo pelos olhos deles:

- Pai, sabe o que eu pedi no poço dos desejos?
- Não, filho.
- Eu pedi pra nunca crescer...

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Leo Botti


O Leonardo Botti é uma figuraça. Marca presença sempre, seja pelo tamanho ou pelo ácido senso de humor com suas piadas de duplo sentido. Não por outro motivo decidi retratá-lo como um Cartoon. O Johnny Bravo encaixa direitinho neste perfil: alto, forte e divertido... e por quê fundo vermelho? O cara é flamenguista...!

Brincadeiras à parte, foi muito legal brincar com esta mistura bem humorada de caricatura e Cartoon...

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Ernst


Este é o Ernst. Holandês que fala português melhor que muito brasileiro. Torce pro Feyenoord e pro Botafogo. Gente muito boa, anima qualquer ambiente por onde passa, transmitindo uma energia muito legal.
Usei o fundo preto para realçar sua marca registrada, as madeixas loiras.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Mimeógrafo

Acontecem umas coisas na vida da gente que nos fazem refletir. Na maioria das vezes, coisas simples que passariam despercebidas por muitos. Mas ouvidos e olhares atentos conseguem captar estes sinais, e um deles me transportou para uma época muito gostosa de minha vida.

Meu filho Leandro chegou excitado em casa com um papel na mão. Gritava:

– Mãe, pai, olha o que o Vinicius me deu, um papel mágico de desenhar.

E, ofegante, correu para a mesa do computador para testar o novo brinquedo. Qual não foi nossa surpresa ao ver que se tratava de um papel carbono! Olhamos um pro outro e caímos num riso gostoso, com um misto de surpresa e nostalgia. Sim, porque não é comum deparar com uma cena na qual um garoto de 12 anos - que nunca imaginou a vida sem um computador pessoal - se maravilhasse com uma invenção de não-sei-quantos-anos-atrás.

Corri atrás dele para continuar com meu deleite, atento caso Adriana perdesse o fôlego e precisasse de um boca-a-boca de tanto rir. Ensinei como se colocava o papel carbono sob um desenho qualquer e sobre uma folha em branco e, ao passar o lápis sobre o desenho, como num passe de mágica ele se transferia para a folha em branco lá do fundo! O olho dele brilhava. Mas quando eu expliquei que se tratava de grafite, o mesmo material da ponta do lápis, ele logo perdeu o interesse e estava de volta para o seu Nintendo DS com touch screen.

Passada a euforia do papel carbono eu me lembrei de umas invenções que duravam séculos sem a ameaça de um substituto mais moderno. O papel carbono, ou papel químico, é um deles. Aí me ocorreu que o mimeógrafo, patenteado em 8 de agosto de 1887 por Thomas Edison
, ainda reinava absoluto em meus tempos de escola – e eu me formei em Engenharia 100 anos depois! Para quem não sabe, não se lembra ou finge não se lembrar pra esconder a idade, o aparelho funcionava assim: os textos eram preparados com a ajuda de uma máquina de escrever, numa matriz em papel chamado estêncil, impermeável e que continha a tinta concentrada numa das faces. A máquina ou um instrumento ponteagudo (para os desenhos) fazia perfurações que permitiam a passagem da tinta e consequente impressão no papel. Esta tinta da matriz dissolvia-se em álcool, que era colocado num recipiente da máquina. Colocava-se a matriz num pequeno cilindro poroso cheio de tinta e girava-se uma manivela que o punha a rodar. A velocidade escalar tangenciando o cilindro impelia a tinta através da matriz e esta imprimia diretamente o papel. Presto!

Independentemente do processo da engenhoca, o gostoso mesmo era sentir o cheirinho do álcool toda vez que o professor entregava a prova para a turma. Minha memória rodopiou a mil por hora com o episódio do papel carbono, pois viajei no tempo sentindo o cheirinho do álcool do mimeógrafo e me lembrei da adrenalina que vinha logo a seguir, ao ler as perguntas da prova uma, duas, três vezes e sentindo aquele friozinho na espinha que antecedia as respostas da prova. E, claro, além do olfato, o sentido da audição veio também à mente quando ouvi o som do sino sendo tocado ao longe, lembrando à classe que o tempo acabou.


Mas o tempo não acabou. Enquanto houver lembranças deste tipo, estaremos vivos e teremos sempre a certeza que vivemos com plenitude cada instante de nossa linda juventude – página de um livro bom.

Tomara que esta geração de hoje consiga juntar boas lembranças deste mundo tão...tão...ah, sei lá, véio.



terça-feira, 19 de maio de 2009

Cleto de Selagoas




O atleta Cleto Neto deu show nas 10 milhas Garoto. Independentemente do resultado, ele completou a prova com elegância. Justa homenagem a um cara de altíssimo astral...

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Erik



O tricolor Erik é um amigo meio holandês, meio brasileiro, com dois metros de simpatia - sem falar de sua linda família. E fã de metal...

Emily&Fred


I made this caricature to celebrate Emily & Frederik's wedding last April in Amsterdam. Unforgettable! She is my little sister and surely is in good hands.
We are waiting for the Brazilian wedding!

Maury Jr


Esta foi a minha primeira caricatura com acabamento em Photoshop. Apanhei muito no início, mas gostei do resultado final. Maury é padrinho e casamento e um amigo muito especial, e fiz a homenagem a pedido da equipe de trabalho dele quando foi transferido para BH. Ao fundo, as usinas de pelotização da Samarco em Anchieta, ES.

Álvaro Marinho


Grande parceiro e amigo Álvaro Marinho! Me ensinou muita coisa nestes 18 anos de Samarco. Nesta caricatura usei pastel a óleo, pastel a seco e lápis de cor sobre canson. Foi uma homenagem à volta do guerreiro depois de uma manutenção corretiva na bomba principal...

domingo, 17 de maio de 2009

Ken, Edmond Chen & Ray






My Shanghai friends Ken, Edmond Chen and Ray have a particular taste for football teams in Minas Gerais, for each one of them has his preference: one supports Cruzeiro, the other Atlético and the third one prefers America. Of course only one of them is really a happy guy...!

John Maith




John stayed with us in Hong Kong during 6 months and this caricature was a tribute to his role as a 'teacher' to all of us at the office. Nice guy.

We can see a Stanley's shirt, some famous Hong Kong buildings and a bottle of Maotai, a Chinese strong spirit...

sábado, 16 de maio de 2009

Guerra


Este é um scanner de uma caricatura lá pelos idos de 2000 de um amigão da Samarco que estava se despedindo em busca de novos desafios. Quis a sorte que ele voltasse, e hoje nos dá o prazer de sua companhia de novo nos projetos de expansão. O Guerra foi por muitos anos o melhor jogador de tênis da Samarco, e o Jorge Montes só conseguia fazer pressão com um 'jeitinho' peruano...

Geraldo Magela



Esta caricatura tem anos de história. Foi uma homenagem da turma da Produção ao Magela, figura lendária da Samarco Ubu que ensinou gerações a fazer pelotas de minério de ferro de qualidade. Quando de sua aposentadoria, o desenho lembrou a todos o jeito engraçado do Geraldo contar piadas, sempre com sua 'cola' às mãos...