quarta-feira, 22 de julho de 2009

Ishikão



Esta é das antigas! Em 1995 vários profissionais da Samarco se enveredaram num curso preparatório para a prova do CQE (Engenheiro Certificado de Qualidade), um dificílimo teste de estatística e conceitos de qualidade, aplicado em inglês. Estávamos todos sonhando com fórmulas, varando noites estudando sem parar, quando uma caricatura aparece para amenizar o ambiente, apresentando ao mundo um híbrido de Kaoru Ishikawa e Francisco Sá. O Ishikawa é o japonesinho que introduziu nas empresas o conceito de Círculo da Qualidade nos anos 60, e que criou o Diagrama de Causa-e-Efeito, amplamente utilizado por não-especialistas para analisar e resolvar problemas. Já o Chicão é amigo Cruzeirense fanático, especialista em Suprimentos e CQE, é claro!

Obrigado, Chicão, por ter guardado esta carica. Postei aqui a original e a colorida em Photoshop. Com certeza vários de nós terão excelentes lembranças daquele tempo...

Um comentário:

  1. Esse blog está relamente muito bom. Me fez reviver muitos bons momentos que passei nessa empresa, junto com esse pessoal fantástico.

    Senti falta de uma caricatura minha, para que eu pudesse me rever magro e jovem rsrsrsrsr, afinal comecei a minha trajetória por aí aos 19 anos e aprendi a ser profissional e cresci como pessoa. Tenho muita saudade, carinho e gratidão a todos vocês.

    grande Haroldo, Parabéns pela iniciativa e talento.

    Um grande abraço a todos.

    Carlos Alberto Hilário de Andrade

    ResponderExcluir