quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Jorge Mamão



A vida nos dá oportunidades ímpares de conhecer pessoas do bem e conhecer o Jorge foi uma delas. Depois que fiz a caricatura do Sheriff Jones, o síndico do edifício Lausanne me procurou, enciumado. Como pode sair a caricatura do Jones antes da minha??

Pois é, um tempão se passou, meu computador enguiçou, e só agora eu pude concluir a caricatura dele. O Jorge foi um empresário do ramo de mamão papaya - onde o Espírio Santo é campeão de exportação - mas não labora mais no ramo. O agora aposentado nos dá o prazer de servir como um síndico dedicado, talentoso e companheiro.

Aproveita bastante a vida. Visita o Pantanal várias vezes ao ano com amigos e sempre traz fotos de peixes maravilhosos que pescou. Segundo ele, é a recarga da bateria que precisa para manter o batente.

Jorge, aqui vai a sua homenagem, com um dourado bem fisgado. Espero que goste.

Julio e Renata


 
 
Amigos - nosso maior tesouro. Assim que retornamos de Hong Kong moramos por três anos em Vila Velha num apartamernto alugado, no edifício Sthendal. Fizemos amizade rápido, pois as crianças logo logo nos apresentam os pais dos amiguinhos.

Assim foi com Julio e Renata, que, além de outros amigos que deixamos por lá, nos receberam muito bem. Há um ano e meio mudamos para nosso apartamento próprio, mas ainda mantemos amizade com eles, principalmente através de seu filho Vinícius, que volta e meia dorme aqui conosco e "rouba" um de meus meninos para dormirem por lá.

O que eu não sabia é que os dois ainda não haviam subido ao altar, apesar de tantos anos juntos. Agora sim, teremos mais um "prisioneiro" e sua "patroa" e nada mais justo que fazer esta homenagem ao meu contador e tricolor campeão Julio e sua princesa Renata.

Felicidades mil!!!

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Eclesiastes 3


"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:

há tempo de nascer, e tempo de morrer;
tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
tempo de matar, e tempo de CURAR;
tempo de derrubar, e tempo de edificar;
tempo de chorar, e tempo de rir;
tempo de prantear, e tempo de saltar de alegria;
tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras;
tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar;
tempo de buscar, e tempo de perder;
tempo de guardar; e tempo de deitar fora;
tempo de rasgar, e tempo de cozer;
tempo de estar calado, e tempo de falar;
tempo de amar, e tempo de aborrecer;
tempo de guerra e tempo de paz."

O meu tempo agora é de AGRADECER a vocês, meus amigos. Por toda a generosidade, fraternidade e amizade expressa por todos que oraram e fizeram esta gigantesca corrente positiva em torno deste momento difícil pelo qual passei.

Hoje estou de volta para casa graças às bênçãos de Deus que guiou as mãos do Dr Luciano Gama, através da intercessão de N. Sa. da Penha e da corrrente de amor que uniu em vários cantos deste mundo vários povos pela amizade sincera e absolutamente gratuita. A cirurgia foi um sucesso e minha recuperação está excelente! Em nome da minha família, que Deus lhes recompense a todos!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Bat Papo II

Amigos, é com uma sensação de indignação que eu posto esta tirinha do Bat Papo, uma forma inevitável de representar estes tristes episódios recentes da nossa política. Dilma diz durante o horário político que “quebrou tabus, venceu barreiras e preconceitos”. Mas no final "Dilma perde a Guerra" - com a saída pela porta dos fundos de seu braço direto Erenice.

Já o Zé Dirceu andou dizendo por aí que é onipresente na definição dos rumos do PT e no dia-a-dia da campanha de Dilma Rousseff. Para ele, o jogo da sucessão de Lula está jogado e carimbado. E disse que, sob Dilma, o PT terá mais peso do que teve nas gestões de Lula. A "jedi" Dilma será conduzida pelo "Darth Vader" tupiniquim?

Temo que o problema não pare por aí, é muito fácil prever uma (toc,toc,toc) nova ditadura militar caso o país desande...

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Ah, o amor...



O Dia dos Namorados vem aí e esta data tão aguardada pelos pombinhos não poderia passar em branco. Afinal, quem me conhece sabe que eu figuro entre os últimos românticos cantados pelo Lulu. Então, tomo a liberdade de usar a imagem deste casal que é unanimidade em termos de bom trabalho do Cupido.

Nuno e Marina namoram desde sempre. Não me recordo exatamente a data do início do namoro, mas é tempo o suficiente para que todos que os cercam reconheçam neles o relacionamento bacana entre dois jovens que se gostam e se respeitam. Não apenas porque são dois belos exemplares da beleza jovem, mas se nos apresentam como maduros e cheios daquela energia que nos comove e nos mata de raiva. Porque já tivemos esta energia toda e o que mais nos incomoda nesta geração é o simples fato de que não fazemos parte dela...

Brincadeiras à parte, meu amigo cruzeirense Nuno e minha lindíssima sobrinha Marina formam um par muito bacana e que merece representar toda a trupe de namorados neste 12 de junho. Um brinde ao amor...!

sábado, 29 de maio de 2010

Brega,Tibil e a Porca da Quarta




O Bloco Porca da Quarta arrasta milhares de foliões para as estreitas ruas da Barra do Jucu, em Vila Velha, ES, nas quartas feiras pós carnaval, dia tradicional de saída do bloco carnavalesco que já tem 21 anos e estica por mais um dia as comemorações da festa do Rei Momo.

Ao som das marchinhas temáticas de composição da própria comunidade, o bloco fundado pelo presidente Evandro de Carvalho, o Brega e seu atuante vice Anilton Rosa, o Tibil, agita o balneário e celebra a festa com a família de simpáticos porquinhos.

A Porca Mãe, o Vovô Jali, o casal Dentão e Porca da Quarta são os anfitriões da festa, que teve em 2010 a celebração da formatura do porco Dentinho, que já faz parte da terceira geração de suínos da festa animadíssima, que já teve a tetracampeã mundial de bodyboard, Neymara Carvalho, filha do Brega, como madrinha da Porca.

A Barra do Jucu não tem fama somente pela Madalena do Martinho da Vila, não. Além da animação da Porca da Quarta, pude ter o prazer de saborear um goiamun saboroso na casa do Tibil que, junto com sua linda família, nos recebeu de portas abertas para nos apresentar ao Brega e sua animação. Com muito samba no pé, é logico...

sábado, 8 de maio de 2010

BAT PAPO


Estou orgulhosamente apresentando hoje a vocês minha primeira tirinha: BAT PAPO. Estes dois morceguinhos irão nos ajudar a acompanhar os fatos de uma forma bem humorada, crítica e inteligente.

Tirinha é o equivalente em português do termo inglês comic strips, o qual se refere a uma apresentação possível de quadrinhos, caracterizada por uma série de vinhetas, normalmente de número inferior a quatro e dispostas horizontalmente. No Brasil não falta matéria prima para estas tirinhas com comentários da política, futebol, vida de artista. Estamos sempre sendo bombardeados de notícias que, vira e mexe, a gente diz: só me faltava essa.

As notícias recentes sobre a patente do viagra, do Ministro da Saúde recomendando sexo contra a hipertensão e a notícia da derrrubada do famoso minhocão não poderiam passar em branco.

Clique na tirinha para ampliar a imagem. Espero que gostem!

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Terezinha e a dança das cadeiras de Mariana



Faz 20 anos que me mudei de Mariana MG, mas continuo sempre acompanhando os acontecimentos desta cidade primaz de Minas. Mas as recentes notícias não são boas, não. Entre cassações e recursos, a cidade passa por uma dança das cadeiras no posto de chefe do Executivo municipal. Por causa de uma decisão recente do TRE-MG, a prefeita Terezinha Ramos, viúva do lendário João Ramos pode ser obrigada a deixar o cargo que assumiu há dois meses.

A novela marianense teve início com a cassação de Roque Camello - que venceu eleição em 2008 - por captação ilícita de votos. Por uma decisão do juiz da 171ª Zona Eleitoral, Antônio Carlos Braga, que determinou o afastamento de Roque, seguindo determinação do TSE, Terezinha – que ficou em segundo lugar nas eleições – deveria assumir a prefeitura. Agora, por possíveis problemas de prestação de contas da campanha, é ela quem pode sair da cadeira.

Quem perde com isso? A cidade e seus moradores! Mas como no Brasil tudo vira motivo para caricatura, lá vou eu: a Terezinha é conhecida por sua luta infindável contra a chapinha! Isso mesmo, ela é a defensora número 1 dos bobes. Portanto, com vocês, Terezinha e seus bobes...

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Pequeno dicionário de palavras ao vento - Adriana Falcão

Arrependimento é uma inútil vontade de pedir ao tempo para voltar atrás;
Belo é tudo que faz os olhos pensarem ser coração;
Carnaval, esta oportunidade praticamente obrigatória de ser feliz com data marcada;
Desculpa é uma palavra que pretende ser beijo;
Efêmero é quando o eterno passa logo;
Fé é toda certeza que dispensa provas;
Gente: carne, osso, alma e sentimento, tudo isso ao mesmo tempo;
História: quando todas as palavras do dicionário ficam à disposição de quem quiser contar qualquer coisa que tenha acontecido ou sido inventada;
Idade, aquilo que você tem certeza que vai ganhar de aniversário, queira ou não queira;
Janela, por onde entra tudo que é lá de fora;
Lá, onde a gente fica pensando se está melhor do que aqui;
Lágrima, sumo que sai pelos olhos quando se espreme um coração;
Loucura, coisa que quem não tem, só pode ser completamente louco;
Madrugada, quando vivem os sonhos;
Noiva, moça que geralmente usa branco por fora e vermelho por dentro;
Óbvio, não precisa explicar;
Pecado, algo que os homens inventaram e então inventaram que foi Deus que inventou;
Q, tudo que tem um não sei quê de não sei quê.
Rebolar, o que se tem que fazer para chegar lá;
Segredo, aquilo que você está louco para contar;
Sexo: quando o beijo é maior do que a boca;
Talvez, resposta pior que ¨não¨, uma vez que ainda deixa, meio bamba, uma esperança;
Tanto, um muito que até ficou tonto;
Último, que anuncia o começo de outra coisa;
Único: tudo que, pela facilidade de virar nenhum, pede cuidado;
Vazio, um termo injusto com a palavra nada;
Xingamento é uma palavra ou frase destinada a acabar com a alegria de alguém;
Zíper, fecho que precisa de um bom motivo para ser aberto.
N.B.: Adriana Falcão nasceu no Rio de Janeiro, mas foi criada em Recife. Destacou-se como roteirista de programas da Rede Globo, entre os quais as comédias Brasil Legal e Comédia da Vida Privada e a série Mulher. O que é bom deve ser compartilhado...

terça-feira, 20 de abril de 2010

O craque Marcinho



Marcinho é o filho da Flávia Ramos, irmão da Carol, e, apesar de flamenguista, entende muito de futebol. De jogar, não de torcer rsrs.

A Flávia é uma das grandes incentivadoras do Blog e está sempre deixando comentários que incentivam muito a continuidade das atualizações. E, como seu filho está fora estudando, achou um jeito de ficar mais perto dele, nem que seja através de uma carica.

Através de um intercâmbio pelo Rotary Club, o Marcinho está estudando nos Estados Unidos e jogando futebol no time da escola, a Bellevue West Senior High School'10, que fica no Estado de Nebraska, em Papillion. O técnico do time adorou, pois a coisa mais próxima de brasileiros que ele tinha eram mexicanos...

Desejo toda a sorte do mundo para o Marcinho, e que represente bem o Brasil neste ano de Copa do Mundo!
PS: A carica pega carona no talento do Baptistão (http://baptistao.zip.net/)

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Zé do Caixão




Poucos sabem quem é José Mojica Marins. Mas todo o Brasil conhece Zé do Caixão (www2.uol.com.br/zedocaixao) . O filme "À meia noite levarei sua alma" marcou a primeira aparição do personagem em 1963, e daí por diante nunca mais parou de fazer filmes.


Mojica teve vários títulos lançados na Europa e nos EUA, onde participou de mostras, festivais e recebeu prêmios. No Brasil, Mojica não conseguiu o mesmo sucesso e reconhecimento, infelizmente. Existem poucos títulos de seus filmes disponíveis no mercado, o que tornou sua obra pouco conhecida. Sua participação na mídia se dá quase sempre de maneira cômica, fato que teve que abraçar por necessidades financeiras. O personagem é tão famoso que virou até apelido de um carro da Volkswagen, o VW 1600.

Apresentou na década de 90 dois programas da Rede Bandeirantes, o Cine Trash e o Cine Sinistro. Atualmente, tem um programa de entrevistas chamado "O estranho mundo de Zé do Caixão", no Canal Brasil. Vale a pena assistir. Está muito bem produzido e atual. E o terror é um gênero que vem ganhando popularidade no mundo. Meu amigo Rodrigo Aragão, que trabalhou comigo em várias peças de teatro como maquiador, está fazendo o maior sucesso com seu primeiro longa Mangue Negro (http://www.manguenegro.com/) inclusive com excelente repercussão na China!


Realmiente!!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Dr Ademir



Ademir Fernando Peterle é 5 em 1: renomado cirurgião plástico, cozinheiro de mão cheia, criador de calavos mangalarga marchador, eletricista e pai do Matheus e do Lucas - além de marido da "dona onça" Patrícia. Juntamente com a galera do 701, os vizinhos do 702 são igualmente calorosos e nos receberam de forma alegre e cativante.


Dono de uma energia invejável, Ademir exerce estes papéis de forma elétrica - talvez os 220 volts vêm de sua época que ajudava o pai nas complexas fiações elétricas dos apartamentos nos quais trabalhava. Atua como cirurgião plástico em dois estados, no ES e na BA, e já cuida da estética das filhas das primeiras clientes. Na Bahia possui o Haras Litoral, criador de belíssimos cavalos de raça, e tem uma aconchegante fazenda. Semana aqui, semana lá, sai na segunda, volta na sexta, como The Flash.


Você sabe que Ademir chegou em Vila Velha ao sentir o saboroso aroma de frutos do mar. Seja caranguejo, seja arroz de polvo, ou moqueca de badejo ou de siri, lá está ele ao fogão e nos convidando pra tomar um whisky. Sempre apressado, pois não é fácil ser 5 em 1...


Adora receber, e com isso ampliei minha gama de amigos em Vila Velha. Ah, nesta lista de novos amigos também incluo o Saddam e o Valente, dois simpáticos bassets que moram na fazenda e não poderiam deixar de compor a caricatura...

sábado, 10 de abril de 2010

Kiko & Samuka




Conheci estes dois profissionais em 2006, quando morava nas vizinhanças do antigo Salão abaixo do Hotel Quality. Além do impecável corte de cabelo masculino, era boa prosa garantida, assuntos gerais. Cada um com a sua característica, tanto o Kiko quanto o Samuka são muito simpáticos, agradáveis e engraçados. E extremamente competentes naquilo que fazem.

Tanto é que acabaram de inaugurar um novíssimo Salão na Praia da Costa, aqui em Vila Velha. Continuam a mesma qualidade de corte de cabelo masculino, a mesma simpatia, a mesma prosa, mas com uma gama de serviços ainda maior, a ser anunciada.

O principal tema das conversas é o futebol. Flamenguistas, estes dois sempre tem a última notícia, a piada mais atual e estão sempre dispostos a uma resenha esportiva de alto nível. Com esta homenagem, desejo sucesso aos dois nesta nova empreitada, que com certeza vaia gradar e muito à clientela masculina de VV.

terça-feira, 30 de março de 2010

Dunga e o dilema do Neymar


Todos sabemos que a Seleção Brasileira sempre é considerada favorita pelo mundo afora quando se trata de Copa do Mundo. E não poderia ser diferente pois estamos falando do celeiro de craques que é o Brasil, e afinal somos a única Seleção Penta Campeã!

Já nós brasileiros ficamos um pouco reticentes, pois sabemos do pragmatismo que o Dunga impõe em seu esquema tático - prova disso é que o melhor setor do time é exatamente a defesa!

Aproveito o falecimento do Armando Nogueira, cronista esportivo/jornalista amante do futebol arte e, por isso mesmo, contrário à escola Parreira/Dunga, para postar esta charge provocando o Dunga sobre a excelente fase do Santos, particularmente do Neymar. Há fãs do futebol fazendo pressão para o Neymar ir à Copa nem que seja como o Ronaldo fez em 94 - não entrou em nenhum jogo.

Melhor seria se o Brasil realmente brilhasse na maior disputa do esporte mais popular do planeta com um futebol que misturasse a arte de 82 com a eficiência de 94, e o Dunga pudesse desfilar com uma camisa colorida que tenha ligação com a Copa da África e de taça em punho...

Esta charge sairá na Folha de Cariacica em breve.

Um simpático anjinho barroco



Uma carica de anjinho do Aleijadinho para comemorar a Semana Santa. Os anjinhos do Mestre estão por toda Minas Gerais, enfeitando as igrejinhas do interior. Nada mais justo que manter os traços originais - cabeça grande, barrigudinhos, bochechudos - além da característica principal dos tempos do Ciclo do Ouro, ou seja, dourado pra todo lado.


Este trabalho foi uma encomenda que espero poder publicar em breve aqui.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Este é o Tate





Não é preciso muito tempo para conhecer o meu irmão Tate. É preciso apenas alguns instantes para receber toda esta energia deste Avatate. O cara é de outro planeta - azul também. E para conhecer um pouco mais desta personalidade ímpar de Mariana MG, leiam este post do Blog Páginas Heróicas Digitais - www.cruzeiro.org/blog/tate-facts/#more-13622. Lá vocês verão como o cara é famoso.

Dono de um espírito motivado e alegre, contagia a todos em volta. Cruzeirense fanático, às vezes nem os cruzeirenses aguentam tamanha energia. Mas tudo numa boa, pois o cara é boa praça.

Meu compadre, pois me deu o Ique pra batizar, tem ainda duas princesas gêmeas Letícia e Luiza, e uma esposa amantíssima, Júnia, que o faz muito feliz.

Este é o Tate - simples assim...

domingo, 21 de março de 2010

Arthur & Teddy



Desde que mudamos para nosso apartamento em Vila Velha, em agosto do ano passado, desfrutamos a companhia de vizinhos especiais, que nos acolheram com carinho e nos fazem sentir que moramos neste prédio há muio mais tempo. É o caso de Robinho e Andréa, e, mais especificamente, o querido Tutu. Arthur é alegre, cheio de vida, ama futebol e tem uma canhota precisa e potente como poucos. O pai é vascaíno, mas a pressão tricolor do vovô Viriato é grande...

Arthur acompanha as brincadeiras dos meninos maiores sem ligar para a sua tenra idade de três anos. É o mascote do sétimo andar. E o maltês Teddy, conosco há pouco mais de um ano, é um de seus melhores amigos. Os dois se dão muito bem. O Teddy também atende quando é chamado de "Peddy" pelo Tutu. Coisa de amigos do peito.

Aos poucos irei retratando a comunidade do "beco", como diz minha mãe ao se referir aos vizinhos de porta da cozinha aberta. Por enquanto, curtam o Tutu e o Teddy, num momento de pura devoção de amizade...

terça-feira, 2 de março de 2010

Zé Carlos Pontes


O Zé Carlos Pontes é daqueles amigos que deixam a gente à vontade sempre que o encontramos. Extremamente generoso, este carioca botafoguense foi se casar lá em Rio Pomba com a Margaret. A Polyana nasceu meses depois que o meu Leandro, portanto vimos nossos filhos crescerem lá na pequena vila de Anchieta.
Churrasqueiro de primeira categoria, agora ele aderiu como auto-didata à marcenaria, e tem feito trabalhos maravilhosos em sua casa de praia. Homem de ferro, começou na Samarco e continua sua carreira de sucesso como profissional respeitado na Vale.
Fica aqui a homenagem a esta pessoa especial, com a qual tenho o prazer de conviver por tanto tempo. Quanto ao Manequinho, ele não respeita nem botafoguenses...