sexta-feira, 1 de abril de 2011

Hélio Petrus - de escultor a escultura



Hélio Petrus Viana - um homem de cedro! Um artista que faz a gente viajar pela Mariana do século XVIII, do ciclo do ouro, do barroco rococó, do Mestre Aleijadinho. Suas mãos mágicas criam anjos, esculturas, colunas, querubins e talhas cirurgicamente entalhadas na madeira que depois recebem acabamento especial em pátina policromada, conferindo uma fidelidade aos traços da época, mas com seu próprio e peculiar estilo.

O marianense Hélio já foi seminarista e prefeito de Mariana. Há quase 40 anos brinda os nativos e turistas do mundo inteiro com sua arte, esculpindo e entalhando sonhos os mais diversos. Já formou dezenas de artistas mirins em seu atelier à rua Dom Silvério, quase em frente ao Colégio Providência. Participou com méritos de várias exposições pelo Brasil afora.

Mariana deve ter o maior número de artistas per capita do mundo, das mais variadas vertentes. De poetas a pintores, passando por artesãos de tapetes de pita e escultores, em cada esquina da cidade há um atelier com belas peças de vários escultores, entre eles vários pupilos do Hélio.

A vasta experiência do artista com a madeira o tornou obra do próprio ofício, nesta carica que o retrata de forma divertida em seu atelier esculpindo uma lindíssima N. Sa. do Carmo, com querubins dando uma espiada no canto. Não podia deixar de mencionar o sobrenome Petrus, simbolizado pelo muro de pedras ao fundo, bem típico das obras de arquitetura do período colonial.

Obrigado, Hélio Petrus, por nos brindar com seu talento!

Um comentário:

  1. Ficou sensacional as texturas dessa carica! Você arrasa, tio!

    ResponderExcluir