sexta-feira, 29 de abril de 2011

Vitor Magalhães é o cara!




A família Magalhães Elias é enorme e possui uma peculiaridade: quatro irmãos se casaram com quatro irmãs. Na roça antigamente era assim, um puxava a fila e a galera ia atrás. Assim foi com Gegê e Lívia, Elias e Lídia, Zezé e Naná e Lulu e Luci. A tia Luci já apareceu neste blog, agora é a vez de seu neto Vitor, filho mais novo de minha prima irmã Selma e seu maridão Amaro.

As honras de sua apresentação ficam por conta de seu irmão mais velho Diego:

"Sou suspeito para falar, mas meu irmão é o cara. Dono de uma criatividade incrível, lança, impõe e tira a moda. Uma pessoa que não mede esforços para alcançar seus desafios e se sente atraído por aqueles ainda maiores. Um cara altamente carismático que contagia e preenche o ambiente por onde quer que vá. Marketeiro por natureza, vende sua imagem como poucos e a usa a seu favor na busca novas amizades, admiração e negócios.

Sim, negócios! Apesar da pouca idade o cara promove festas e vende apartamentos como poucos em BH. Não meça a capacidade desse garoto, como dizem por aí, esse menino vai longe!"

A carica explora este lado carismático do Vitor, com seu sorrisão largo e contagiante. É o cara!

terça-feira, 19 de abril de 2011

O meu craque Leandro



Meu filho mais velho Leandro tem apenas 14 anos e já tem definida sua profissão: jogador de futebol! Nada mau, hein? O garoto tem talento, jeito pra coisa, dedicação e ótimas referências, uma vez que torce pro Cruzeiro - que definiu o excelente padrão de performance para ele se referenciar.

O Lê come, bebe, respira futebol. Joga no recreio da escola, corre atrás dela nos fins de semana, convida seus colegas para vir jogar no prédio onde moramos e eles passam horas na quadra, descalços, suados, felizes. A correria come solta, o nível de competitividade é alto, como se valessem títulos. Na verdade estas peladas valem muito para eles nesta idade. 

É a hora da afirmação, de ser aceito pela galera, de marcar território, de ser admirado. As solas dos pés dos garotos parecem de couro, de tão grossas! Os pés 43 (isso mesmo...) já não cabem nos tênis, as unhas vivem quebradas e pretas, o rosto sempre estampando a felicidade de quem jogou uma partida inesquecível.

E assim vai se formando o jogador de futebol. Sem esquecer da importância da Matemática pra se defender dos empresários maliciosos, do Português pra dar uma excelente entrevista e sair do lugar comum e da Geografia, para evitar gafes conhecidas.   

Lê, papai te ama!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Lázaro Ramos - galã ou 'foguinho' de palha?


O baiano Luiz Lázaro Sacramento Ramos é o novo galã da novela das nove. Será? As opiniões se dividem quanto ao charme, carisma e poder de sedução que tal papel exige de seus protagonistas. Não estou falando aqui de beleza física apenas, pois o mineiro José Mayer nunca foi um padrão ou referência e sempre fez papel de 'pegador' nas novelas.

Mas o mundo dos palcos carece de galãs, tem muita gente falando isso. Tarcísio Meira, Tony Ramos, Francisco Cuoco e o saudoso John Herbert foram ícones neste assunto. Uma geração que não teve seguidores, ao que parece.

Isso não tira os méritos do Lázaro, indicado ao Emmy 2007 de melhor ator por sua interpretação na novela Cobras & Lagartos como Foguinho. O International Emmy Awards, ou simplesmente Emmy, é o equivalente ao Oscar da televisão internacional.

A divertida carica faz uma homenagem ao Lázaro de uma forma que, ao meu ver, mais se adequa ao seu talento: alegria!

O Gustavo tá na dele...



O Gustavo é meu filho mais novo, e vai completar 11 anos no dia 19 de maio. O cara é popular e vive a vida dele na diversão e nos esportes. Adora skate e já faz algumas manobras básicas por aí. Sua popularidade é fruto de sua generosidade para interagir e brincar com crianças de todas as idades, indiferentemente se é menina ou menino.

Por conta desta sua personalidade magnética de taurino, o interfone daqui de casa não para de tocar, chamando o Gu para um programa. Seja futebol, skate, ping pong ou Lego, lá vai o Gu. Até esquece da hora! Engole corda fácil, fácil, esquecendo-se de seus afazeres escolares, e aí temos que ficar procurando o cara pelo prédio afora. Aí chega a figura, todo suado e feliz.

O cruzeirense Gu aproveita cada segundo de sua infância, e é melhor que seja assim. Como o Menino Maluquinho, seus joelhos machucados são a prova de uma tarde feliz de brincadeiras, o que certamente o ajudará a se tornar um adulto feliz!

Gu, parabéns adiantado! Papai te ama! 

domingo, 3 de abril de 2011

Ancelmo Gois


Com 48 anos de carreira, Ancelmo Gois já construiu sua história no jornalismo impresso. A primeira reportagem que fez na vida foi em 1963. Sergipano de Frei Paulo, começou na Gazeta de Sergipe. Estudou na antiga União Soviética, como filiado do PCB, e, desde 1971, atua em importantes jornais e revistas do país. Resolveu também se arriscar na tevê.  Na TV Brasil, o jornalista apresenta o De lá pra cá ao lado de Vera Barroso.  Ele diz que ama o seu trabalho, já que todo dia quer contar uma boa história.

No Brasil há colunistas famosos em vários campos: na política se destacam Lúcia Hipólito e Ricardo Boechat; na economia Miriam Leitão e Jorge Vidor; nas colunas sociais Hildegard Angel e Joyce Pascowitch - onde um dia reinou absoluto o saudoso Ibrahim Sued - e colunas de informes e notícias como Ricardo Noblat e Arnaldo César, além é claro do Ancelmo Gois.

Sua coluna está entre as mais lidas da cidade do Rio de Janeiro e sempre publica furos sobre o mercado financeiro e imobiliário, além de informar sobre fatos culturais e eventos artísticos, sempre expressando o modo de vida do carioca.

Como ele nunca publica coisas a seu respeito, esta carica o homenageia fazendo-o emergir de sua coluna...

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Hélio Petrus - de escultor a escultura



Hélio Petrus Viana - um homem de cedro! Um artista que faz a gente viajar pela Mariana do século XVIII, do ciclo do ouro, do barroco rococó, do Mestre Aleijadinho. Suas mãos mágicas criam anjos, esculturas, colunas, querubins e talhas cirurgicamente entalhadas na madeira que depois recebem acabamento especial em pátina policromada, conferindo uma fidelidade aos traços da época, mas com seu próprio e peculiar estilo.

O marianense Hélio já foi seminarista e prefeito de Mariana. Há quase 40 anos brinda os nativos e turistas do mundo inteiro com sua arte, esculpindo e entalhando sonhos os mais diversos. Já formou dezenas de artistas mirins em seu atelier à rua Dom Silvério, quase em frente ao Colégio Providência. Participou com méritos de várias exposições pelo Brasil afora.

Mariana deve ter o maior número de artistas per capita do mundo, das mais variadas vertentes. De poetas a pintores, passando por artesãos de tapetes de pita e escultores, em cada esquina da cidade há um atelier com belas peças de vários escultores, entre eles vários pupilos do Hélio.

A vasta experiência do artista com a madeira o tornou obra do próprio ofício, nesta carica que o retrata de forma divertida em seu atelier esculpindo uma lindíssima N. Sa. do Carmo, com querubins dando uma espiada no canto. Não podia deixar de mencionar o sobrenome Petrus, simbolizado pelo muro de pedras ao fundo, bem típico das obras de arquitetura do período colonial.

Obrigado, Hélio Petrus, por nos brindar com seu talento!